terça-feira, 21 de junho de 2011

Transportes: fator determinante no desenvolvimento de uma região

     As infra-estruturas de transportes como estradas, pontes, túneis, vias férreas, aeroportos, portos marítimos e fluviais, quando bem aproveitadas, têm contribuído para reduzir as distâncias, permitindo ultrapassar barreiras físicas como rios e montanhas, condicionando a acessibilidade das regiões e, por isso, o seu desenvolvimento econômico e social.
     Hoje podemos dizer que os meios de transportes são responsáveis pela crescente mobilidade das pessoas; facilitam o desenvolvimento do comércio e das atividades produtivas; estruturam o espaço urbano; promovem a troca de produtos, bens, pessoas e informações; promovem as atividades econômicas e sociais, permitindo a implantação da indústria, o alargamento dos mercados e o aumento da produção; geram uma multiplicidade de serviços e de comércio e atividades produtivas; além inúmeras outras vantagens.
     Vale destacar que estes benefícios só se tornam realidade se houver uma política pública voltada para o setor de transportes, afinal um transporte de qualidade pode mudar o panorama social e econômico de uma região.

Um comentário:

  1. é verdade que com a Globalização veio a evolução dos transportes e da telecomunicações, e assim cresceu a importância dos transportes na localização e desenvolvimento de uma indústria. Hoje os transportes são peças fundamentais na localização industrial. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir