segunda-feira, 27 de junho de 2011

O impacto ambiental dos transportes

     Vivemos uma ilusão de fartura em transportes que está nos levando a um colapso de recursos naturais. A paisagem urbana contemporânea é marcada pelas vias de circulação e infelizmente, ainda há pessoas que vêem em viadutos e em grandes avenidas uma marca de progresso, mas a consciência ecológica nos levará a uma revisão de nossos hábitos de transporte.
     Reduzir é a solução preferencial. A solução de impacto ambiental zero é não ir. Por isso tente resolver seus problemas por telefone, pela internet ou por vídeo conferência. Se não for possível reduzir, devemos racionalizar o transporte com iniciativas como resolver vários compromissos em um único deslocamento ou levar mais pessoas no mesmo veículo. Nessa mesma linha, devemos optar pela forma de transporte com menos impacto ambiental.
     Veja abaixo uma tabela elaborada pelo Blog Transporte e Trânsito que nos revela qual o nível de impacto ambiental de cada meio de transporte separadamente.

 
Classe
Impacto ambiental
Meio de transporte de pessoas
A
Muito baixo
Caminhada
Bicicleta
B
Baixo
Tração animal (cavalo, jegue, boi)
Metrô
Ônibus elétrico
Trem elétrico
C
Médio
Ônibus a diesel
Carro a álcool
Carro a gás natural (4 passageiros)
Carro a gasolina (4 passageiros)
D
Alto
Motocicleta
Carro a gasolina (1 passageiro)
Carro a gás natural (1 passageiro)
Avião de carreira de grande porte
Veículo a diesel (4 passageiros)
E
Muito alto
Veículo a diesel (1 passageiro)
Helicóptero
Avião a jato executivo

3 comentários:

  1. Galera, um exemplo de impacto ambiental que os transportes provocam está bem perto de nós: é a construção da BR-440. O objetivo da rodovia é ligar duas importantes BRs: a 040 e a 267. O problema é que a rodovia vai passar dentro de Juiz de Fora, "cortando" o bairro São Pedro, além disso ela vai passar à cerca de 30 metros da Represa de São Pedro, o que , em caso de vazamento de produtos tóxicos de um veículo ou acidente, pode provocara poluição deste reservatório. Por isso ela pode ser extremamente perigosa para o ecossistema da região. Assim deve-se repensar, e refazer o projeto original, de uma forma que esta não provoque tantos danos ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. O blog apresentou de maneira muito interessante a integração entre os transportes e a geografia, mostrando o quão importante são os meios de transporte para a sociedade e o seu papel no modo de produção capitalista, revelando seus conflitos com o meio natural e com o homem. Os vídeos e as imagens couberam muito bem nas postagens , e o design do blog está bem criativo e bonito.

    ResponderExcluir