segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fatores que contribuem para o impacto ambiental dos transportes:

 
Poluição atmosférica: Meios de transporte movidos à gasolina, gás natural, diesel e querosene de aviação são grandes contribuintes para a poluição atmosférica. Estes emitem gás carbônico, monóxido de carbono, gases de nitrogênio e enxofre e substâncias que contém metais pesados, além de fuligem, poluentes que são extremamente danosos à atmosfera do Planeta. Assim, "soluções verdes", como a utilização de energias renováveis e meios de transporte alternativos podem contribuir e muito para a redução desta poluição, além de agregar maior fluidez ao trânsito.

Poluição sonora: Nos grandes centros urbanos, na proximidade dos aeroportos, dos caminhos de ferro, das auto-estradas e de outras rodovias de intenso tráfego as pessoas são, diariamente, confrontadas com ruídos e barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores ou buzinas dos automóveis e de outros meios de transporte que circulam por ruas e estradas. Assim a poluição sonora consiste num problema comum no cotidiano de várias pessoas e causam malefícios como a surdez, a irritação das pessoas, o "stress", a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas. Assim tende se buscar meios de transportes mais silenciosos e que produzem menos ruídos.

Produção da fonte de energia e do veículo: Os meios de transporte usam várias fontes de energia: álcool, gás natural, gasolina, diesel, querosene de aviação, eletricidade, etc. Cada uma dessas fontes tem um impacto ambiental de produção. Por exemplo o impacto ambiental de produção do álcool é alto se comparado com o do gás natural, que exige basicamente a perfuração do poço e a canalização do gás, assim cabe a sociedade se adequar e utilizar a fonte de energia menos poluente. Já a fabricação do veículo consome muitos materiais e recursos energéticos. Aço, plástico e alumínio são os materiais mais utilizados e isto gera um gasto ambiental muito grande, tanto na produção quanto no descarte destes. A utilização de materiais alternativos e a reciclagem dos já utilizados são soluções simples que podem gerar um benefício muito grande ao meio ambiente.

Construção das vias de circulação: Para circular, os veículos precisam de vias, e para a construção destas sempre é necessário modificar a paisagem, assim é comum desmatar áreas de vegetação nativa, impermeabilizar o solo, realizar grandes movimentações de terra e muitas vezes modificar cursos d'água. Assim é necessário um amplo estudo ambiental visando principalmente a preservação de áreas verdes e a menor intensidade do impacto ambiental na sua construção.


Este vídeo produzido pelo ONG WWF mostra de forma lúdica, através de um desenho animado, como o efeito que a devastação do meio ambiente tem ação recíproca, ou seja, tudo o que você pratica acaba repercutindo contra você. Observe o momento em que o óleo diesel vaza do caminhão e polui o ecossistema aquático da região, ocasionando assim a morte dos "patinhos"; este é mais um exemplo de como o transporte afeta o meio ambiente. Em caso de acidente em uma rodovia construida ás margens de um curso d'àgua a fonte de energia utilizada pelo meio de transporte pode vazar e assim causar um grande impacto ambiental em toda a localidade.

5 comentários:

  1. Adorei o vídeo, ele apresenta de uma forma diferente e divertida como as ações que praticamos no passado refletem no futuro e nos leva à pensar em mudá-las. Parabéns pelo post, muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Que legal o vídeo, ele aborda de uma forma diferente uma situação que já está se tornando cotidiana: a destruição do meio ambiente.
    Só fiquei com pena dos patinhos!

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo o vídeo, é uma forma didática de conscientizar a população da importância do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um assunto que está próximo de todos nas últimas décadas já, que a cada dia a população está tendo mais acesso aos problemas ambientais e aos automóveis também.Procuramos sempre o conforto e, algumas vezes, deixamos de lado as consequências dessas nossas atitudes. Parabéns pelo blog, está bem bacana.

    ResponderExcluir