terça-feira, 28 de junho de 2011

Transporte em Juiz de Fora

     Em nossa cidade o transporte já virou até caso de polícia! Quem não lembra do escândalo do transporte coletivo em anos passados que derrubou o prefeito Bejani?! Aumento abusivo de passagem, congestionamentos, falta de investimento e a negligência do poder público faz com que o transporte local seja deficiente.
    Juiz de Fora, um dos principais pólos econômicos e culturais do Brasil, conhecida pelo seu pioneirismo e desenvolvimento, não está fazendo jus ao título que possui. A cidade, que cresceu desordenadamente nas últimas décadas, não comporta mais o volume de veículos nas ruas e avenidas; as vias, que não recebem nenhum investimento público à bastante tempo, já estão saturadas. Assim, é nesta realidade que milhares de juiz-foranos tentam se deslocar no tumultuado trânsito da cidade.
    Já o transporte coletivo está na mesma situação, o tempo de espera por um ônibus, a precariedade dos veículos e a superlotação desestimulam à utilização deste.   Juiz de Fora precisa crescer não só em desenvolvimento econômico mas, principalmente, em aspectos sociais e o transporte coletivo urbano é uma das prioridades. Precisamos de boas condições de transporte, com segurança, limpeza, cumprimento de horários, mais ofertas de carros, sem que para isso precise aumentar o valor da passagem.
     Mas ainda há esperança! A promessa da construção de dois viadutos na região central prometem "desafogar" e estabelecer maior fluidez  ao trânsito. A futura instalação de uma ciclovia na Zona Norte, região que concentra o maior contingente populacional da cidade, deve estimular o uso de "transportes verdes" e melhorar o trânsito na região. Já uma obra tão aguardada pelos juiz-foranos deve ser inaugurada no mês de agosto: o Aeroporto Regional da Zona da Mata; esta obra é umas das mais importantes no sentido de revigorar o crescimento da região e deve estabelecer uma conexão entre a cidade e os principais aeroportos do país. Sendo assim, cabe à nós, cidadãos, continuar lutando por um transporte de qualidade!

20 comentários:

  1. O transporte em Juiz de Fora é caótico, eu enfrento esta realidade todos os dias e sei do que vocês estão falando, é muita falta de consideração com a população!

    ResponderExcluir
  2. Observando o caso de nossa cidade, notamos que a frota do transporte coletivo não é ruim, foi trocada recentemente. O problema está no mau uso. Não vemos ônibus velhos, mas sim uma má qualidade e falta de instrução dos prestadores de serviço. Também há de se ver que a topografia da cidade pode não ser favorável ao desenvolvimento do transporte assim como o próprio trânsito, principalmente em horários de pico.

    ResponderExcluir
  3. O transporte em juiz de fora realmente está caótico, falta conforto, inúmeros problemas nos horários, reclamações constantes e paralizações por parte dos servidores. Foi uma ótima idéia criar este blog e mais um espaço para as pessoas discutirem sobre este tema. Seria legal associar mais com os aspectos geomorfológicos que interfere muito na rede de trasportes!

    ResponderExcluir
  4. Com base na leitura dos textos postados aqui no blog, tomamos a consciência de como está a infraestrutura dos meios de transportes no país! Realmente, foi um ótimo assunto abordado, algo tão comum a todos, tão presente em nosso dia-a-dia! Parabéns pelo desenvolver do trabalho! Adoramos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente o transporte coletivo de Juiz de Fora não é dos melhores. Percebe-se que o planejamento dos sinais, sentido de ruas e pelo grande número de carros que vêm de outras cidades acabam deixando as ruas do jeito que vemos. Um assunto muito interessante, pois vivenciamos isso no dia-a-dia com os ônibus lotados, engarrafamentos,etc.
    Ótimo assunto para ser discutido, parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho, foi na minha opinião o grupo mais crítico, na apresentação foi abordado um tema muito interessante que todos nós geógrafos deveriamos saber a respeito, que é de como a infra-estrutura dos transportes brasileiros foi criada de uma maneira errada, e por isso sofremos até hoje.

    ResponderExcluir
  7. O tema de vocês sem dúvidas nenhuma foi muito bem abordado!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Galera! De fato, o assunto que o blog de vcs abordaram foi extremamente importante e crítico; onde, de uma visão real da situação, vcs conseguiram passar as informações, os problemas e a necessidade de melhoria do transporte. Achei que vcs poderiam ter abordados esse tema de uma forma mais ampla, não só mostrando o caos que o sistema de transporte virou no mundo, mas trazendo, tambem em uma forma crítica positiva ou negativa, os avanços tecnológicos no ramo. No mais, vcs estão de parabéns! Blog muito bonito e muito bem feito. Abração do Higão!! xD

    ResponderExcluir
  9. It's nearly impossible to find educated people on this subject, however, you sound like you know what you're talking about!
    Thanks

    Here is my web blog: 8560 ink

    ResponderExcluir
  10. You are fantastic. I have actually been so disappointed.


    Thank you, thank you, thanks.
    Patty.

    Also visit my web blog It.moyiza.com

    ResponderExcluir
  11. This worked great, glad I found your blog post! My ML-1210 is
    still chugging along with Home windows 8 now.
    Just one improvement though 9.61 seems the dimension (MB),
    not the model. The version is really 3.01.

    My site; xerox phaser 8560n

    ResponderExcluir
  12. When I originally commented I clicked the "Notify me when brand-new remarks are included" checkbox
    and now eachtime a remark is included I acquire many e-mails with thesame remark.
    Exists any way you can remove me from that solution?


    Thanks!

    My blog post http://www.rahpouyan.eu/Save-Money-By-Getting-The-Most-From-Your-Printer-Ink-Cartridges.htm

    ResponderExcluir
  13. Hi emma
    How on earth did you are making that cotton real it's so small.

    Also visit my page :: danon Jewellery stockists uk

    ResponderExcluir
  14. I dugg many of you post when i thought they
    were handy quite beneficial

    Also visit my weblog - silver jewellery uk

    ResponderExcluir
  15. My business is allergic to nickel and also have pewter earrings.
    I've never had a concern with all the posts.

    My blog post danon jewellery israel

    ResponderExcluir
  16. Anything! I like all this!

    my website :: danon jewellery ltd

    ResponderExcluir
  17. Thks man, there are still good fellows, cya.

    Here is my page; xerox phaser 8560 ink

    ResponderExcluir
  18. I am truly grateful to the holder of this web site who
    has shared this impressive paragraph at here.

    Here is my weblog LG 42LS5600 LED TV

    ResponderExcluir
  19. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew
    of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    Stop by my website; best web host (www.ukbesthosting.info)

    ResponderExcluir