domingo, 19 de junho de 2011

Transporte ferroviário

 
     O transporte ferroviário conheceu nas últimas décadas sucessivas inovações ( eletrificação das redes, modernização das vias, sistemas de sinalização) que lhe permitiu adquirir maior velocidade, comodidade, especialização dos serviços (vagões-cisterna, vagões frigoríficos,entre outros) e um diminuição dos custos, devido à forte competição com os outros modos de transporte. Todas estas alterações contribuíram para o aumento da mobilidade de pessoas e de mercadorias. Porém a partir de meados do século XX, à medida que os transportes rodoviários foram se desenvolvendo, o ferroviário foi perdendo competitividade, quer no transporte de passageiros quer no de mercadorias, apresentando atualmente uma utilização mais modesta, tanto nas ligações nacionais quanto nas internacionais.
     Os aspectos positivos deste meio de transporte começam a ser realçados num momento em que os países desenvolvidos aumentam as preocupações com a poluição, com o aumento do consumo dos combustíveis fósseis e com o aumento do congestionamento do tráfego rodoviário. Neste contexto, a via ferroviária apresenta-se como um meio de transporte economicamente vantajoso para o tráfego de mercadorias pesadas e volumosas, a médias e longas distâncias, com maior capacidade de carga que o transporte rodoviário, menor consumo de energia e menos poluição, ocupa menos espaço em relação as estradas e é mais confortável.
     O Brasil, ao contrário de outros países com dimensões continentais, não privilegiou o transporte ferroviário, e atualmente sente o reflexo da falta que este meio faz para uma maior mobilidade de pessoas e cargas.
  

2 comentários: