domingo, 19 de junho de 2011

Transporte rodoviário

 
                                                  
   Atualmente tem-se verificado um grande desenvolvimento e modernização dos transportes rodoviários, tanto a nível das infra-estruturas (pontes, túneis, estradas e auto-estradas) como do aumento da velocidade, a capacidade de carga e a especialização dos veículos. Tudo isto reflexo da diminuição dos custos de transporte e do aumento da sua competitividade face a outros meios, nomeadamente o ferroviário, a quem superou no tráfego interno de passageiros e mercadorias. O modo de transporte mais utilizado na deslocação de pessoas e de bens é o  rodoviário, pois apresenta uma grande flexibilidade, permitindo o transporte porta a porta e revela-se rápido e cômodo.
     Mas apesar do benefícios o crescimento deste meio de transporte tem-se traduzido no excessivo tráfego, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os congestionamentos são cada vez mais freqüentes e intensos, principalmente nos horários de pico, num elevado consumo de combustível e num aumento da poluição e ao aumento do desgaste psicológico, à dificuldade em estacionar, entre outros.
     No Brasil este meio de transporte é o mais utilizado devido, principalmente, aos incentivos que os governos passados deram á este e ao fato que de em nosso país há uma extensa malha viária, o que facilita a mobilidade de pessoas e cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário