sábado, 18 de junho de 2011

Os meios de transporte

    

     Transporte é sinônimo de uma atividade que visa levar algo através do espaço, ou seja, de um lugar para outro. Os transportes são imprescindíveis nas sociedades atuais e encontram-se em constante evolução. Os diferentes modos de transporte possuem um conjunto de estradas, vias-férreas, rios navegáveis, canais, oleodutos e gasodutos que se interligam, formando uma própria rede.
     A grande flexibilidade e mobilidade dos transportes permitiram o maior distanciamento entre as áreas de residência e as áreas de trabalho, levando à expansão das cidades. Os transportes são muito importantes para o desenvolvimento das regiões. O aumento da mobilidade permitiu desenvolver o comércio e, conseqüentemente, as atividades produtivas, quer a nível regional, quer a nível internacional, diminuir as assimetrias regionais e a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população. Ao mesmo tempo, ajudou à expansão de novas formas de organização do espaço, referindo-se a titulo de exemplo o crescimento dos subúrbios nas grandes cidades, à redistribuição espacial da população, como a eclosão e intensificação de movimentos migratórios, assim como à massificação de fenômenos sociais, culturais e econômicos, como é o caso do turismo.
     As principais redes de transporte utilizadas para o estabelecimento de ligações são: a rede rodoviária, a rede ferroviária, a rede marítima e a rede aérea. A escolha do modo transporte a utilizar depende de vários fatores, podendo enunciar-se como os mais importantes o custo do transporte, o tipo de mercadoria a transportar, a distância a vencer, o tempo gasto no percurso e o tipo de trajeto a percorrer.

Um comentário:

  1. Estou adorando o blog, é tão legal saber que a geografia está em tantas coisas :D

    ResponderExcluir