A grande solução para resolver o problema trânsito nas cidades e todas as complicações que este gera, seria privilegiar o transporte coletivo, levando as pessoas a optarem por ele ao invés do individual.
Acontece que a situação dos transportes coletivos no país é dramática. Os trens, metrôs, ônibus são insuficientes, muitas vezes mal articulados, desconfortáveis, principalmente pela superlotação e ainda por cima, caros; assim as pessoas evitam ao máximo usá-los.

Além disso, ainda existe o problema do gerenciamento do transporte coletivo, majoritariamente pela iniciativa privada. É importante entender que o objetivo dessas empresas é lucrar a partir do direito de ir e vir das pessoas. Para isso, a fórmula de todas as empresas é gastar pouco (com veículos, combustível, salário, manutenção...) e arrecadar muito dinheiro; com isso, os serviços são de baixa qualidade e por um preço elevado e como as pessoas precisam usar o transporte coletivo e não têm outra alternativa, terão que fazê-lo, mesmo que o transporte seja ruim.
Além de tudo isso, enquanto geógrafos devemos nos propor a refletir também sobre o preço dos transportes. O elevado custo leva muitas pessoas a evitar ou desistir de se locomoverem. Em São Paulo por exemplo, um trabalhador que ganha um salário mínimo e paga duas passagens por dia, gasta quase um terço do seu salário com locomoção, se tiver família então, o caso se agrava. Como será possível então garantir à milhões de pessoas que se enquadram nesses e outros casos, o direito de ir e vir, se eles não tem dinheiro para isso?

Além disso, o preço dos transportes é uma das principais causas da evasão escolar, quando o aluno ou a família não consegue pagar para chegar à escola ou universidade, acabam desistindo dos estudos temporária ou permanentemente.
Para ser um direito de todos de verdade, o transporte deve se encontrar acessível para todas as pessoas. E somente um serviço público gratuito e de qualidade vai proporcionar plenamente o direito de ir e vir à todos os brasileiros, sem nenhuma discriminação.
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