terça-feira, 14 de junho de 2011

2) Eu também quero meu carro!
    
     Se formos analisar o transporte de pessoas no país, tanto para trabalho quanto para turismo, veremos que há a prevalência do sistema rodoviário. A grande precariedade do transporte coletivo e o incentivo das montadoras fez com que o carro se tornasse o meio de transporte predominante para todos aqueles que têm mínimas condições para tal.
     Isto se tornou um problema urbano por várias vezes: o primeiro é a insustentabilidade deste meio de transporte. Por ser individual ou no máximo familiar, o grande número de carros gera um grave problema de mobilidade nas cidades, principalmente metrópoles, que se expressa nos engarrafamentos quilométricos e caos que se instala no trânsito das grandes cidades.
     Além disso, existe o problema ambiental. Com o crescente aumento do número de carros cresce o nível de poluição gerada pela descarga dos resíduos dos combustíveis usados para gerar energia. Isso prova as condições ambientais nas cidades e a qualidade de vida das pessoas. Além dos gases do Efeito Estufa, a poluição gera problemas respiratórios, o que agrava situação da saúde pública nas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário