domingo, 19 de junho de 2011

Transporte aéreo

     

     O avião é o meio de transporte que mais contribui para a diminuição da relação distância-tempo. Seu desenvolvimento se deu a partir da 2º Guerra Mundial, transformando-o num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias.
     O transporte aéreo, ao percorrer rapidamente distâncias entre os diferentes locais a nível mundial, foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo. Aliando rapidez e segurança, o avião suplantou o automóvel, o comboio e o barco no transporte passageiros a médias e longas distâncias.
     O avião é mais indicado para o tráfego de passageiros, dada a rapidez, a comodidade e até a segurança que oferece. A sua utilização tem vindo a aumentar muito significativamente em todo o mundo, para viagens longas e também para médias distâncias. Já em relação ao transporte de mercadorias, a sua utilização é restrita dada a fraca capacidade de carga e dos elevados custos de transporte, apesar de se registrar um aumento significativo. É especialmente indicado para o transporte de mercadorias leves, pouco volumosas, de grande valor unitário e perecíveis.
     No Brasil este tipo de transporte começou à se desenvolver nas últimas década, porém em vários momentos um verdadeiro "caos aéreo" tomou conta do país, dada à falta de infra-estrutura para este meio. Agora, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil se vê "obrigado" à melhorar esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário