domingo, 19 de junho de 2011

Transporte aquático

    
     Os oceanos, os mares e os rios foram muito utilizados no passado como vias de comunicação, para o transporte de pessoas e de mercadorias. Hoje, os transportes aquáticos são fundamentalmente utilizados no transporte de mercadorias a longas distâncias, em especial no transporte intercontinental. O transporte de passageiros é pouco significativo, sendo mais utilizado para curtas travessias e viagens turísticas.
     O transporte aquático tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. A maior parte do comércio internacional de mercadorias é feita por via marítima. Este meio de transporte revela-se vantajoso no tráfego de mercadorias pesadas e volumosas, a longas distâncias, com preços relativamente econômicos, revelando-se muitas vezes o único possível quando se trata de trajetos intercontinentais. Atualmente eles tem sofrido grandes revelações tecnológicas, que se traduziram no aumento da velocidade, comodidade, dimensão e capacidade dos navios e de uma maior especialização, o que permitiu diminuir os custos de transporte a grandes distâncias.
     No Brasil esse tipo de transporte é muito utilizado na Amazônia, e apesar da hidrografia favorável, ainda contamos com pouquíssimas hidrovias. Os portos, por sua vez, estão sucateados, o que prejudica o processo de exportação brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário