domingo, 19 de junho de 2011

Transporte de energia

     
     O transporte de energia por condutas tubulares tem sido incrementado ao longo do século XX para transportar à longas distâncias o gás natural através dos gasodutos e o petróleo  por oleodutos.
     Estes tipos de transporte de energia estão associados a um menor risco de poluição e a uma maior facilidade na distribuição e no acesso aos combustíveis; como permitem o escoamento de grandes volumes de combustíveis são considerados como a melhor solução para o transporte do gás natural e do petróleo, desde os locais de origem, de extração ou portos, até às refinarias e unidades petroquímicas. As condutas tubulares são muito utilizadas na ligação entre os portos marítimos e os locais de destino.
     As vantagens deste tipo de transporte está no fato de ser um meio seguro, pouco poluente, econômico em relação ao transporte marítimo, porém a dificuldade de armazenamento e de alterar o percurso e a quantidade transportada faz com que esta tipo de transporte muitas vezes seja deixado de lado.
     No Brasil um exemplo deste meio de transporte é o gasoduto Brasil-Bolívia, utilizado para transportar a gás natural boliviano para nosso país.


Um comentário:

  1. Gostamos da maneira com que vocês trataram este blog, dinâmicos e críticos, sempre olhando para a realidade.De acordo com o desempenho de vocês o contexto no geral do trabalho a explicação e o blog em si a nota que atribuímos a vocês é 5.

    ResponderExcluir