segunda-feira, 20 de junho de 2011

Transporte escolar: uma triste realidade

   

     Quando o assunto é transporte escolar, o Brasil ainda não aprendeu a garantir a segurança dos estudantes. Dentro do já combalido sistema educacional brasileiro, este aspecto merece ganhar as atenções daqueles que pensam em um país digno. A questão do transporte escolar demonstra claramente o pouco caso com que a área da educação pública é tratada no país.
     Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília cerca de 30% dos veículos escolares são inadequados para o transporte de estudantes e a média de idade da frota brasileira é de 16 anos. Apesar de ser gratuito, o transporte é precário e inseguro; a precariedade é tanta que o número de horas-aula à que o estudante tem direito em vários casos chega a ser comprometida por conta das constantes quebras, falhas e acidentes envolvendo o transporte escolar.
      Nas regiões Norte e Nordeste do país essa situação é ainda pior, a falta de infra-estrutura das estradas e a falta de segurança dos ônibus agravam e muito essa situação e o elevado número de acidentes é reflexo desta precariedade.
      O dia-a-dia perigoso de milhões de brasileiros que tem que se deslocar de suas casas, sair bem cedo para fazer uma educação comprometida com os desafios deste país muitas vezes fica, literalmente, pelo meio do caminho, em atoleiros, em acidentes e em falhas mecânicas.
     E é nessa triste realidade que cerca de 7 milhões de estudantes brasileiros vivem. Veja abaixo uma reportagem exibida pelo Fantástico, na Rede Globo, que exemplifica esta situação de descaso com o transporte escolar em nosso país.



3 comentários:

  1. Sou professora de Geografia e estou adorando o blog, sem dúvidas o transporte no Brasil é precário! Quantos alunos meus perderam provas por causa de um transporte precário.
    Parabéns por também darem destaque à esta área!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esta reportagem sendo exibida no Fantástico e fiquei impressionada com o descasso que o transporte de estudantes é tratado no Brasil. É triste ver o que passam essas crianças para estudar. Cadê os governantes deste país gente ?

    ResponderExcluir
  3. Realmente é precário. O Brasil precisa melhorar e muito no setor Educação. Muitas propagandas de reforma de escolas, capacitação de professores, busca na melhoria da qualidade da educação, mas como conseguir isto se grande parte das crianças e adolescentes não tem um meio de transporte digno para chegar a este local tão rico de ensinamentos.
    O blog traz uma abordagem com textos claros e objetivos, focando na questão abordada sem dar muitas voltas, fazendo com que o leitor se identifique com o que foi escrito. Parabéns.

    ResponderExcluir