1) O transporte no Brasil é rodoviário.
A partir da análise dos dados é possível perceber que no Brasil existe uma larga vantagem na utilização de estradas rodoviárias para transportar passageiros e cargas (ver gráfico ao lado). Os outros meios de transporte existem mas têm importância irrisória perto da quantidade de rodovias. O que é desproporcional, inclusive em comparação com outros países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Tudo começou com o presidente Juscelino Kubitschek , em 1945, com a política nacional-desenvolvimentista, que visava atrair as empresas multinacionais para industrializar e "desenvolver" o país. Para isso, dava vários incentivos as companhias, inclusive a Volkswagen e outras montadoras, que vieram para o Brasil sob o acordo de que o presidente construiria uma estrutura de transportes no país adaptada e própria à venda de carros. A partir daí, foram construídas as maiores rodovias e a própria arquitetura de Brasília (1950) é emblemática para comprovar isto.
Muita coisa mudou de lá para cá, mas podemos ver que esse postulado ainda se mantêm. As rodovias, embora mais inseguras, mais caras e mais insuficientes que outros meios, ainda é o transporte de carga e pessoas mais utilizado. No transporte de cargas, por exemplo, muitos geógrafos chegam a dizer que o "caminhão move o Brasil", pois este é o veículo que transporta mais de 70% das mercadorias que circula no mercado interno.
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ResponderExcluirGostamos da maneira com que vocês trataram este blog, dinâmicos e críticos, sempre olhando para a realidade.De acordo com o desempenho de vocês o contexto no geral do trabalho a explicação e o blog em si a nota que atribuímos a vocês é 5.
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