quarta-feira, 8 de junho de 2011

O direito de ir e vir: Panorama do transporte no Brasil


     O artigo 5º da Constituição Brasileira fala sobre um dos mais aclamados direitos de todo o cidadão: o de ir e vir. Significa basicamente que os brasileiros independentemente de classe social, cor, idade, gênero têm direito de circular sobre o espaço nacional, sem nenhuma restrição.
     Esta foi mais uma inovação e grande conquista da Constituição de 1988. Nós, enquanto geógrafos, devemos entender a importância deste artigo e também olhar para a realidade brasileira e nos questionar: será que a rede de transportes do Brasil em todas as suas esferas, rodoviária, ferroviária, aérea, entre outras, permite que esse direito seja exercido plenamente por todos os cidadãos? Qual a situação dos meios que permitem a praticidade desta lei?
    Afinal, a Geografia, tendo como objeto de estudo o espaço natural e geográfico, precisa compreender e analisar os meios de transporte, que permitem toda dinâmica, intercâmbio e exploração destes espaços; além de buscar a construção histórica destes meios para entender as debilidades do presente. E, para além das análises, o geógrafo deve se colocar enquanto agente ativo na proposição de soluções e transformação do que toca o sistema de transporte no Brasil.


Um comentário:

  1. Vocês todos estão de parabéns, escolheram muito bem o assunto e então sabendo descrevé-lo muito bem. Além do mais os transportes é uma coisa tão presente em nossas vidas que é muito mais divertido entendé-lo!
    Parabéns galera!

    ResponderExcluir